Get Adobe Flash player

Atividade física & osteoporose

A osteoporose é a diminuição da massa óssea. O osso é um tecido vivo que se renova com mais intensidade nas primeiras décadas da vida, sendo que, a partir dos 30 anos, o quadro se inverte e a absorção de osso passa a ser maior que a formação. As mulheres chegam a perder 50% de toda a sua massa óssea, enquanto os homens perdem cerca de 25%. A falta de atividade física ou a pouca ingestão de cálcio na infância e na adolescência aumentam a fragilidade do osso e o risco de desenvolver a doença.

A atividade física é importante para prevenção e tratamento da osteoporose. Ela além de promover bem estar, melhora a qualidade de vida, aumenta a massa muscular e consequentemente a massa óssea.

A prática de exercícios resistidos (exemplo a musculação) tem demonstrado admirável relevância na manutenção da massa óssea. Durante a atividade física, promove estímulos mecânicos que levam à deformação óssea a remodelação, aumentando à densidade do colágeno e incremento de incorporação de cálcio no osso, reduzindo desta maneira a incidência da osteoporose.

Fica a dica, para prevenir ou tratar a osteoporose procure um profissional de Educação Física capacitado, que fará um trabalho em equipe com seu médico de confiança para sua qualidade de vida!!!

Pratique atividade física regularmente!

Personal Trainer - Gabrielle Padilha Furtado
Cref. 10 427 G/SP

 

Pesquisa

Dicas Rápidas

Arrume a gaveta de meias com divisórias facilmente confeccionadas e adaptadas por um marceneiro. Assim você nunca mais terá que revirá-la para encontrar aquelas de algodão para ir à academia.

Visitantes

Nós temos 26 visitantes online

Enquete

O que você acha do atraso da noiva no próprio casamento ?