Get Adobe Flash player

Emagrecimento saudável

Um erro muito comum entre as pessoas que querem emagrecer é que elas simplesmente param de comer, fazendo apenas 2 a 3 refeições ao dia, achando que ficando longos períodos sem se alimentar acabe emagrecendo.

O que acontece, na verdade, quando você pára de comer é que a princípio você emagrece, mas com o tempo seu organismo se adapta á essa falta de alimento e reconhece isso como um período de escassez, onde ele deve guardar essa energia, ao invés de gastar. Então o metabolismo diminui, e você vai precisar cada vez comer menos para perder peso.

É por isso que as dietas radicais, que apresentam uma restrição muito grande de calorias e nutrientes, são muito difíceis de seguir e ninguém consegue fazer por muito tempo. Outra coisa que acontece com esse tipo de dieta, é que pela falta de nutrientes, muitas das reações normais do organismo ficam comprometidas, o que explica a fome intensa, a dificuldade de se sentir saciado e a irritabilidade apresentada pelas pessoas que são adeptas a esse tipo de dieta.

Infelizmente, quando pensamos em perda de peso, não existem alimentos nem fórmulas milagrosas, o importante é encontrar o equilíbrio, com uma alimentação e nutrientes adequados.

O ganho de peso pode acontecer por vários fatores, e é sempre importante entendermos isso.

Por exemplo, se a pessoa é ansiosa e por isso come demais, não adianta ter uma dieta restrita em calorias, pois isso a deixará mais ansiosa e ela não conseguirá seguir por muito tempo, o importante nesse caso seria regular/controlar a ansiedade,o que pode acontecer tendo uma dieta equilibrada, rica em nutrientes e também com a utilização de diversos chás, que podem auxiliar, como por exemplo os chás de melissa, mulungú ou passiflora.

A dificuldade na perda de peso também pode acontecer em uma pessoa, que por ter tido hábitos inadequados durante toda a vida, hoje esta com o seu metabolismo trabalhando mais lentamente que o normal, então nesse caso, o importante é regular o funcionamento desse metabolismo, para que ele volte a gastar melhor as calorias. O chá verde, branco e de hibiscus ajudam bastante nessa regulação. Além disso, incluir o gengibre na dieta, seja em sucos ou até rodelinhas cortadas na água, também tem um bom efeito.

Além disso, foi comprovado que uma pessoa que não ingere a quantidade mínima de água necessária por dia, também tem uma diminuição no funcionamento do metabolismo. Para saber qual a sua quantidade ideal, existe uma conta bem simples, multiplique seu peso por 35. Por exemplo: uma pessoa pesa 55 X 35= 1925 (aproximadamente 2 litros de água). Esse é o mínimo que você deve ingerir por dia.

Quando não atingimos essa quantidade, além do funcionamento do metabolismo diminuir, não temos água suficiente no nosso organismo para diluir e eliminar as toxinas, e portanto começamos a reter líquido, e aí começam os inchaços que são mais comummente notados no final do dia, e que aparecem mais nas pernas e pés.

A atividade física, pelo menos 3 vezes na semana, é sempre indicada, pois aumenta o gasto calórico.

Existem várias possíveis causas para que uma pessoa encontre dificuldades no emagrecimento. Quando você entende o que esta acontecendo e o por que dessa dificuldade é mais fácil controlar a perda e o ganho de peso.

Para uma alimentação adequada, o fundamental é fracionar a alimentação em 5 a 6 refeições ao dia, ricas em frutas, legumes e verduras, alimentos integrais, evitar gorduras saturadas e aumentar bastante o consumo de líquidos (água, água de coco, sucos naturais e chás) durante o dia.

Existem fibras, como a fibra de maçã e fibra de maracujá que promovem saciedade, diminuem a absorção de gordura, e também ajudam no funcionamento do intestino. Para utilizá-las, basta adicionar 1 colher de sopa diluída em um copo com 300 ml de água e tomar 15 minutos antes do almoço e jantar.

O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia, e é fundamental para quem quer perder peso e/ou manter uma alimentação saudável. Frutas e grãos integrais são indispensáveis para preparar e regular o metabolismo durante todo o dia. As frutas oferecem nutrientes ao nosso corpo e os grãos integrais, como aveia, quínua e amaranto controlam a saciedade.

Os lanches da manhã e da tarde também são obrigatórios para manter o metabolismo funcionando. Cuidado apenas para não ficar beliscando o dia todo, esse hábito faz sim com que a pessoa engorde.

O almoço e jantar devem conter todos os grupos de alimentos, saladas, verduras, carboidratos (em pequenas quantidades e de preferência integrais), leguminosas como feijão, grão de bico, carnes grelhadas e sem gordura visível.

É sempre importante que o jantar aconteça 3 horas antes de dormir, e que o sono seja de pelo menos 8 horas.

Na ceia, o ideal é um chá, como camomila ou erva doce, pra melhorar o sono.

Tente buscar sempre o equilíbrio na sua alimentação, sem nutrientes o nosso corpo não funciona, precisamos de uma alimentação balanceada! E lembre-se que o nosso corpo se acostuma com tudo o que você impõe pra ele, quanto mais restritas e mais radicais forem as dietas que você segue, chega uma hora que ele não responde a mais dieta alguma.


Natália Colombo

Nuticionista - CRN 22.681
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Pesquisa

Dicas Rápidas

Frutas são ricas em vitaminas e sais minerais e fazem um bem tremendo à pele. Por isso é essencial comer pelo menos uma delas ao dia.

Visitantes

Nós temos 63 visitantes online

Enquete

O que você acha do atraso da noiva no próprio casamento ?