Get Adobe Flash player

Saiba como ajudar as crianças a ter uma alimentação mais saudável

Veja uma lista com os 10 erros que não devem ser cometidos na educação alimentar da criança.

Segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), atualmente há no Brasil crianças e adolescentes com hipertensão e diabetes tipo 2, problemas inexistentes há uma ou duas gerações. Esta geração está desenvolvendo mais fatores de risco, e um dos mais importantes é o aumento de obesidade e sobrepeso em crianças.

Especialistas em endocrinologia destacam três principais fatores como as causas de obesidade em crianças e adolescentes: estresse, má alimentação e sedentarismo. Cerca de 24% das crianças brasileiras estão acima do peso.

A Abeso destaca que 80% dos obesos têm a síndrome metabólica, conjunto de sintomas que levam ao desenvolvimento de diabetes, hipertensão, colesterol alto. Isso aumenta diretamente o risco de infartos, derrames, tromboses e outras doenças cardiovasculares. Além disso, a obesidade está associada ao aumento do risco para alguns tipos de câncer, como o de mama e o de próstata, e de depressão, entre outros problemas.

Veja, a seguir, os 10 erros que não devem ser cometidos na educação alimentar da criança:

1. Dizer Sempre Sim: A criança sem limites vai abusar das calorias e das guloseimas. Devemos ter um dia por semana e situações em que podemos ser mais liberais.

2. Lanches Fora de Hora: O ideal são seis refeições diárias. Evitar as beliscadas fora desses horários.

3. Oferecer Comida Como Recompensa: Isso passa a idéia de que tomar sopa não é bom e que a sobremesa é que é o máximo.

4. Ameaçar Castigos para Quem Não Cumpre o Combinado: "Se não comer a salada, não vai ganhar presente”. Isso somente vai aumentar o ódio que a criança sente das saladas.

5. Brincadeiras na Mesa: Hora de comer é hora de seriedade, evitar fazer aviãozinho. Muito mimo é sinônimo de muita manha.

6. Ceder ao Primeiro "Não Gosto Disso": A criança tem uma tendência a dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou. Cada um pode comer o que quiser, mas pelo menos, experimentar não custa nada.

7. Substituir Refeições: Não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre.

8. Ida a uma lanchonete não pode ser um Programão: A comida de casa fica meio sem graça.

9. Servir sempre a mesma comida: A criança só toma iogurte, então passa o dia todo tomando iogurte. Vai enjoar, vai faltar nutriente, vão faltar fibras.

10. Dar o exemplo: Não adianta mandar tomar sucos e somente beber refrigerantes.

Fonte: Abeso - Site globo.com

 

Pesquisa

Dicas Rápidas

Mantenha as cerdas dos pincéis de maquiagem sempre limpas usando xampu infantil e água corrente uma vez por mês.

Visitantes

Nós temos 91 visitantes online

Enquete

O que você acha do atraso da noiva no próprio casamento ?