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Festas Juninas - Comidas podem ser saudáveis

Acho que tenho uma boa notícia boa para todos nós que adoramos as deliciosas comidinhas servidas nas festas juninas, típicas desta época do ano: elas podem nos trazer benefícios e agregar valores à nossa saúde. Querem ver como? Confiram as orientações e... bom proveito!

O amendoim e os alimentos compostos por ele, como o pé de moleque e a paçoca, são ricos em vitamina C, potássio, magnésio, ferro, cálcio, zinco e fibras. Por serem muito calóricos, devem ser consumidos com moderação por quem não deseja engordar. São muito ricos em lipídeos (gorduras).

A batata-doce é um carboidrato e, como todo carboidrato, fornece energia. Além disso, ela é rica em betacaroteno, auxiliando na prevenção de alguns tipos de câncer. A vitamina A é indispensável à vista, conserva a saúde da pele, auxilia o crescimento e evita infecções. As vitaminas do Complexo B (B1 e B5) evitam problemas de pele e ajudam na regularização do sistema nervoso e do aparelho digestivo. Os minerais, por sua vez, contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue.

O pinhão é uma semente rica em proteínas, minerais, vitaminas, ácidos graxos essenciais, cálcio e magnésio, auxiliando no aumento de anticorpos no organismo, deixando-nos menos susceptíveis a doenças.

O arroz-doce também é um carboidrato com alto valor energético, deve ser consumido moderadamente, e os diabéticos devem consumir somente os que são feitos com adoçantes.

O milho e os alimentos derivados dele, como a canjica, o bolo de fubá e a pipoca, têm alto teor de vitaminas, A, C, folato, tiamina, potássio, ferro e fibras, além de ter atividade anticancerígena e antiviral. O milho apresenta função energética, por ser um alimento fonte de carboidrato.

Veja as calorias de alguns alimentos:

- Amendoim torrado com sal: 1 pacote pequeno (50 g)
Valor energético: 319,0 kcal;

- Bolo de aipim com coco: 1 fatia média (80 g)
Valor energético: 43,2 kcal;

- Bolo de fubá: 1 fatia média (80 g)
Valor energético: 63,0 kcal;

- Milho-verde cozido: 1 un. (100 g)
Valor energético: 108,0 kcal;

- Paçoca: 1 un. (30 g)
Valor energético: 146,0 kcal;

- Pamonha: 1 un. peq. (50 g)
Valor energético: 27,0 kcal;

- Pé de moleque: 1 un. (20 g)
Valor energético: 27,0 kcal;

- Pipoca doce: 1 saco médio (20 g)
Valor energético: 94,6 kcal;

- Pipoca salgada: 1 saco médio (20 g)
Valor energético: 89,6 kcal;

- Pinhão cozido: 15 unidades aproximadamente (45 g)
Valor energético: 127,0 kcal.

Nunca se esqueça de saborear os alimentos com variação e equilíbrio para manter uma vida mais saudável. Este sempre é o melhor caminho para todas as situações: moderação.

 

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