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A temperatura caiu, é hora de malhar!

Com a chegada do inverno, as temperaturas caem e as pessoas querem curtir um bom chocolate quente , pipoca, bolinhos e consumir mesmo sem querer, muitas calorias a mais. Debaixo de agasalhos, edredons mantas e meias, nos encontramos na “estação do urso”. A maioria das pessoas, no inverno, adoraria poder hibernar e não precisar levantar cedo para trabalhar e muito menos para praticar exercícios ou caminhadas. Mas esse é o momento em que as atividades físicas proporcionam o maior benefício. Entenda como...

Com a queda da temperatura, algumas alterações no organismo e de comportamento são observadas, como gripes, resfriados e a enorme e tão gostosa preguiça afasta as pessoas que já praticam atividades físicas das academias e impede que outras iniciem a prática.

Mas o que muitas pessoas não sabem é que a interrupção de uma atividade física, principalmente no inverno, fragiliza o organismo, pois a prática regular de exercícios aumenta a resistência orgânica do indivíduo. É necessário mudar esse pensamento de que atividade física só se pratica no verão.

As pessoas que praticam atividades físicas nessa época de inverno podem ter vantagens únicas, como a melhora do apetite e do sono, além de ser saudável e apresentar menos riscos à saúde, porque os exercícios e as atividades físicas tornam o coração menos vulnerável a doenças.

Com o clima mais frio o corpo irá queimar mais calorias para manter-se aquecido, aumentando seu próprio calor. Desta maneira, pessoas que pretendem eliminar peso podem beneficiar-se com as mudanças fisiológicas do corpo geradas pelo frio, pois o mesmo pode potencializar os exercícios e aumentar seus efeitos.

“O frio não pode ser uma desculpa para não praticar atividades físicas e sim um estímulo a mais, pois com a temperatura mais fresca não sentimo-nos tão castigadas. Mexa-se!”

Porém, não podemos generalizar, pois os resultados irão depender da quantidade e da intensidade do exercício, e principalmente da alimentação

Alguns cuidados são necessários antes de fazer exercícios com as baixas temperaturas:

a) Mesmo com o clima frio, o ideal é usar roupas leves como calça e casaco de moletom. Abafar o corpo com muita roupa deixa a pessoa sujeita aos mesmos problemas que teria no calor;
b) Blusas impermeáveis são proibidas, inclusive cobrir o corpo com filme plástico com a intenção de queimar mais gordura. Você pode desidratar com essa atitude;
c) O corpo em repouso leva mais tempo para atingir a temperatura ideal para a atividade física, por isso é importantíssimo aquecer e alongar;
d) Hidratação antes, durante e depois é essencial, pois como no verão seu corpo também perde líquido através da transpiração.

Dicas para não deixar de praticar exercícios mesmo com o frio:

a) Se você pratica atividades físicas ao ar livre, uma boa opção é trocar esse espaço pelas academias e clubes que possuem climatização;
b) Por ser uma época em que os abusos com chocolates e comidas calóricas acontecem, é mais um motivo para deixar a preguiça de lado;
c) Escolha o horário de sol mais quente, não necessariamente ao meio dia, mas um horário em que o calor dos raios estimule seus músculos ao exercício físico;
d) Ouça músicas animadas e de um repertório conhecido, que estimule você a dançar;
e) Faça um grupo de amigos com o mesmo objetivo ou chame aquela amiga que sempre a convida e você inventa desculpas;
f) Começando agora, dá para chegar ao verão bem melhor e mais em forma que o verão passado.

“O frio não pode ser uma desculpa para não praticar atividades físicas e sim um estímulo a mais, pois com a temperatura mais fresca não nos sentimos tão castigadas. Mexa-se!”

Fonte: Site Terra - Vanessa Salvador Marietto

 

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