Get Adobe Flash player

YOGA - Corpo saudável mente alerta, espírito tranqüilo. Filosofia de bem viver

Yoga (pronuncia-se yôga no masculino), em sânscrito significa unir. Refere-se à união entre corpo, mente e espírito, em um contínuo único, que por sua vez se une ao espírito universal.

Yoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos. Mas, ela ainda é hoje em todo o mundo, o mais antigo sistema holístico usado para colocar em forma o corpo e a mente.

O Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior, juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.

A prática do yoga é democrática: não tem limite de idade, não depende de crença, nem de religião. Tem apenas uma contra-indicação: problemas de coluna, lombar ou cervical, como hérnia de disco ou bico de papagaio. Antes de começar a prática, o ideal é passar por uma avaliação médica.

Existem várias modalidades de Yoga, cada uma enfocando um aspecto mais do que outro. As principais técnicas utilizadas no yoga são:

Ásanas: Os exercícios físicos que fortalecem o corpo aumentam a agilidade e previnem contra várias doenças, principalmente as psicossomáticas.
Os exercícios são realizados lentamente, com total consciência do corpo.

Pránáyáma: São exercícios respiratórios. Usados para reeducar os músculos envolvidos na respiração, melhoram a absorção do oxigênio. Com o tempo, atuam em nossas emoções auxiliando-nos a lidar com elas e produzindo um estado de equilíbrio interior.

Yoganidra: Técnica de relaxamento consciente é uma das mais apreciadas pelos praticantes. Consiste num estado de tranqüilidade, para que possamos sair da agitação do cotidiano e perceber outras formas de viver serenamente.

Meditação: Meditar é sentar-se quieto e observar a si mesmo. Estamos sempre preocupados em saber de tudo e de todos à nossa volta, mas nos esquecemos de saber como lidar com as nossas verdadeiras aspirações. A meditação nos proporciona a oportunidade de nos conhecermos mais profundamente.

OS EFEITOS DO YOGA

Ele atua em todos os níveis do nosso ser: físico, mental e emocional. Mas o que torna o Yoga único é o fato dele não apenas alongar todas as partes do corpo, mas também massagear os órgãos internos e as glândulas. Ele coordena o sistema respiratório com o corpo físico, relaxa os músculos e a mente estimula a circulação e aumenta a provisão de oxigênio em todos os tecidos. As costas, peito, sistema digestivo e pulmões são os mais beneficiados pelos exercícios e o resultado é que o processo de enrijecimento devido à inatividade, o cansaço, a postura incorreta e o envelhecimento é revertido. A prática regular do Yoga garante uma qualidade de vida muito melhor, livre dos efeitos nocivos da correria e da tensão do cotidiano.


COMO CONSEGUIR OS BENEFÍCIOS DO YOGA

Ao contrário do que muita gente pensa, não é necessário acreditar no exótico, diferente ou sobrenatural para praticar Yoga e receber benefícios Tudo o que precisa é praticá-lo com regularidade e empenho. A constância no Yoga opera verdadeiros milagres em nosso corpo e em nossa vida. Os exercícios são simples e você os conquista gradualmente, respeitando o seu próprio ritmo.

A prática do yoga em geral é finalizada com o termo namastê – que quer dizer, em sânscrito, o divino que existe em mim reconhece o divino que existe em você e nós dois somos um. Juntos, fazemos a diferença!

“Que haja paz entre os homens!
Que haja harmonia entre os homens!
Que haja alegria entre os homens!
Que cada ser humano encontre amor dentro do seu coração!”

“Yoga não é para transformar o outro. Transforme-se primeiro. Corrija sua visão, encontre a paz dentro de você. O que quer que queira ver no mundo exterior encontre no seu mundo interior primeiro”. Mahajyoti

Nas fotos, você pode ver as alunas e a Profa. Mariângela Ribeiro Magoga na prática do Yoga, realizando algumas posturas. As aulas acontecem no Clube de Tênis Catanduva

YOGA YOGA YOGA YOGA YOGA YOGA YOGA YOGA YOGA YOGA YOGA YOGA YOGA YOGA YOGA YOGA YOGA YOGA YOGA

 

Pesquisa

Dicas Rápidas

Na empresa evite barriga de fora, tatuagens à mostra, piercings em evidência. Eles não combinam com ambiente de trabalho.

Visitantes

Nós temos 69 visitantes online

Enquete

O que você acha do atraso da noiva no próprio casamento ?