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Quer fazer sua dieta dar certo?

Quantas vezes você se esforça, faz renúncias, mas a sua dieta não funciona. Você acha que está fazendo tudo direitinho, e a danada da balança não sai do lugar. Confira algumas dicas da nutricionista Liliana G. Carlessi, e veja o que está errado com sua dieta ou com você...
 
 1. Mastigue devagar; pelo menos 20 minutos nas refeições maiores. Quando se mastiga bem os alimentos, você tem uma digestão bem feita, saboreia os alimentos, evita repetir e tem uma saciedade completa, sem sair da mesa com a sensação de estômago cheio.
 
 2. Alimente-se a cada 3 horas; comer depois de 4 horas e meia da última refeição fará você exagerar na refeição seguinte; portanto, nunca deixe a fome chegar. Mas não coma antes das 3 horas da última refeição, nesse caso você pode estar com fome psicológica ou ansiedade; portanto, tapeie essa situação lendo um livro, dando uma volta, tomando água com gás ou chá.
 
 3. Jamais deixe de tomar café da manhã. Um organismo saudável precisa ser bem abastecido ao se levantar, para ter energia suficiente para exercer todas as funções durante o dia. Quem não se alimenta pela manhã, vai exagerar no almoço, além de diminuir o ritmo de seu metabolismo.
 
 4. Nunca pule as refeições; se você deixar de se alimentar em uma das 6 refeições diárias, vai exagerar na próxima. E quando se faz dieta para emagrecer, o exagero cai sempre naquele alimento calórico que você mais gosta.
 
 5. Evite os líquidos nas refeições; eles diluem o suco gástrico prejudicando a sua digestão, deixando esse alimento por horas no seu estômago.
 
 6. Inicie o almoço e o jantar pela salada; as fibras encontradas nas verduras e legumes diminuem a fome, saciam bastante, favorecem a digestão e tem poucas calorias em relação aos pratos quentes.
 
 7. Cuidado com o azeite na salada! Ele é um alimento muito saudável, mas tem bastante calorias; portanto utilize a quantidade indicada na sua dieta.
 
 8. Pratos preparados com muito óleo dobram as calorias; fique atento a isso, pois você pode estar comendo pouco com muitas calorias.
 
 9. Quando você for a alguma festa ou evento, procure comer uma salada, uma fruta ou um iogurte antes de sair; se caso demorar a servir, você não irá morrendo de fome, evitando assim, os excessos da festa.
 
 10. Evite os lanches no jantar; comer comida (salada, arroz, feijão, etc.) sacia muito mais do que lanchinhos com peito de peru. Jante até às 20 horas.
 
 11. Consuma mais alimentos integrais. Por conterem mais fibras, saciam por mais tempo, reduzem o açúcar sanguíneo e auxiliam o funcionamento intestinal.
 
 12. Tome muita água; o corpo necessita de pelo menos 2 litros ao dia. Uma dica: muitas vezes a sede se confunde com fome. Portanto, na dúvida, beba primeiro a água.
 
 13. Evite excesso de sal e condimentos salgados; o excesso de sódio eleva a pressão e retém líquido, deixando você mais pesado.
 
 14. Faça exercícios diariamente; eles favorecem a queima de gorduras ajudando no emagrecimento e melhorando a qualidade de vida.
 
 Fonte:
 Liliana Gervino Carlessi
 Nutricionista
 CRN 2872
 Te. (17) 35238116 / (17) 97615931

 

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