Get Adobe Flash player

Ceia de Natal saudável

As festas de fim de ano estão chegando, e com elas o abuso de comidas calóricas e de bebidas alcoólicas. Além de engordar e de desestabilizar uma dieta saudável, o cardápio do Natal e Ano Novo representa alguns perigos para a boa saúde.

Mas é possível fugir dos excessos. Pratos saudáveis podem evitar o aumento das taxas de colesterol e triglicérides e doenças como diabetes e hipertensão. Veja como aproveitar as ceias sem prejudicar a saúde.

As festas de fim de ano costumam desestabilizar as dietas saudáveis. Isto acontece porque as pessoas associam comida gostosa com alimentos calóricos e abusam na ceia de Natal. Mas é possível a refeição ser saudável e saborosa ao mesmo tempo.

Uma ceia saudável e equilibrada pode ser gostosa e harmoniosa. O que não podemos esquecer é de controlar a quantidade ingerida. O excesso é que muitas vezes compromete a dieta.

Além disso, a ceia natalina está repleta de alimentos que fazem bem para nossa saúde e que só têm safra nesta época do ano. Por isso, fazer trocas de comidas é uma forma inteligente de manter o sabor na refeição. Invista nas nozes, castanhas, amêndoas, ameixas, figos, nectarina, uva, cereja, aspargo, cogumelo, abóbora, abobrinha e nabo, porque possuem baixas calorias e são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Qualquer alimento quando bem elaborado pode ser gostoso e saudável sem precisar da adição de gordura. É só usar a criatividade e os alimentos da época para garantir qualidade e diversidade nas preparações.

Existem outras maneiras de deixar a ceia de Natal deliciosa e com menos calorias. Se tiver uma salada bem colorida, com castanhas e molho de abacate, ou um molho funcional feito com temperos selecionados, fica muito saboroso e saudável. É importante acabar com esse mito de que ceia boa é ceia calórica.

Para compensar as calorias ingeridas na ceia, o ideal é diminuir a ingestão de açúcar, álcool e gordura duas semanas antes das festas. Alimente-se com pequenas e leves refeições durante o dia.

Não fique horas sem comer, pois a falta de nutrientes pode provocar fraqueza, tontura e mal-estar. A ausência de líquidos também é prejudicial, por isso mantenha-se hidratada com bastante água e sucos de frutas.

Na hora de preparar a ceia, resista e não belisque os quitutes, assim você evita calorias extras antes da hora.

Fonte : Bbel

Mais Artigos...

 

Pesquisa

Dicas Rápidas

Numa entrevista de trabalho, cuidado com o movimento das mãos. Elas refletem todo o seu estado emocional.

Visitantes

Nós temos 8 visitantes online

Enquete

O que você acha do atraso da noiva no próprio casamento ?