Get Adobe Flash player

Palestra sobre o poder da palavra é sucesso de público no Café Empresarial

O Café Empresarial deste mês, realizado hoje de manhã, foi um sucesso de público. O tema “O poder da palavra – O empresário e suas relações comerciais e pessoais” atraiu o interesse dos comerciantes, que amargam prejuízos ou então deixam de crescer por não saber como gerenciar conflitos no trabalho. Definitivamente, no mercado de trabalho, saber conviver é sobreviver. Até porque ninguém vai montar um negócio solitário numa gruta árida do interior do Piauí.

Cabe em primeiro lugar aos líderes (os comerciantes) saber gerenciar esses problemas, saber conviver, para que a empresa caminhe de forma mais harmônica e consequentemente mais produtiva. E sobre estes aspectos falou Maristela Pellegrino, a palestrante do Café de outubro. “O ser humano é muito sensível. Palavras ditas de forma errada podem ser um desastre no funcionamento da empresa”, explica a consultora.

Segundo ela, tudo começa na maneira como cada um enxerga as realidades. “É como um copo com água até a metade. Uns enxergam um copo meio vazio e outros um copo meio cheio. As perspectivas são diferentes, as personalidades e opiniões são diferentes. No trabalho, é preciso haver flexibilidade e respeito”.

Pesquisas revelaram que os conflitos no trabalho têm três causas preponderantes: conflitos de ego, estresse e sobrecarga de trabalho. Sobre isso devem estar atentos principalmente os chefes. Algumas definições de um líder mais capacidade a gerenciar conflitos:

• Cumprimentar todos indiscriminadamente;
• Ao advertir, fazê-lo com dignidade e respeito;
• Ser decidido e seguro nas resoluções;
• Estimular seus colaboradores. Elogios são bem-vindos e quando recebidos não devem ser contestados. Se alguém elogia, não diga: que nada, não sou não.... Aceitar um elogio não é orgulho. Traz estímulo para quem recebe e bem-estar para quem o promove;
• Ser claro e objetivo nas instruções;
• Reconhecer os próprios erros. Humildade é sinal de inteligência;
• Não usar de ironias, arrogâncias ou insinuações.

Adriana Moura (Assessoria de Imprensa) Sindicato do Comercio Varejista de Catanduva

 

Pesquisa

Dicas Rápidas

Na hora da malhação, uma roupa confortável que não aperta nem prejudica os movimentos, além de um tênis cuidadosamente escolhido, traz muitos benefícios ao treino.

Visitantes

Nós temos 41 visitantes online

Enquete

O que você acha do atraso da noiva no próprio casamento ?