Get Adobe Flash player

Irresistível brilho

Já dizia Marilyn Monroe que os diamantes eram seus melhores amigos. Exageros à parte, não tem mulher que resista a uma bela jóia. Além de simbolizar o romantismo – afinal, são incontáveis as cenas de novelas e filmes em que o ponto alto era aquele anel ou colar presenteado pelo homem apaixonado à sua amada - é só prestar atenção nos capítulos de “Caminho das Índias” da Rede Globo e ver que a jóia é capaz de valorizar uma produção e deixar qualquer mulher ainda mais linda e feliz.

Seja qual for o lugar da relíquia, guardadinha no armário representando um tesouro de família ou enfeitando-a na mais badalada festa, existem alguns cuidados que devem ser tomados para que os adereços – e você – brilhem sempre. Confira as dúvidas mais comuns sobre jóias, com as respostas dadas pela joalheira Roseli Duque e pelos designers Renato Wagner e Betty Loeb.

1) Qual a jóia que mais combina com meu tipo físico?
Na verdade não existem regras rígidas na hora de combinar as jóias com o tipo físico. Do mesmo jeito que em relação à roupa, o importante é você se sentir bem. Com as jóias acontece o mesmo. Mas há algumas dicas que podem deixá-la ainda mais bonita:
Mulheres altas – Se você é alta, a exuberância combina com o seu tipo. Pode usar peças grandes sem medo. Se seu pescoço for longo, suas orelhas pedirão brincos mais compridos.
Baixinhas – Na mão inversa das altas, as peças menores cairão melhor.
Peles claras – Pedem pedras escuras, por causa do contraste.
Peles morenas – São muito mais valorizadas com pedras claras.

2) Como saber se a jóia que vou comprar é mesmo verdadeira?
Isso é algo que somente os especialistas podem saber. A olho nu é praticamente impossível identificar, mas pode-se tirar alguma conclusão baseado no lustro das pérolas, no brilho dos diamantes e na regularidade da cor da pedra. O designer Renato Wagner tem em seu livro “Jóia contemporânea brasileira” uma pequena cartilha, que identifica as características de um autêntico diamante. Segundo ele, é preciso ter cuidado, pois as bijuterias estão cada vez mais parecidas com jóias. A solução então é garantir a compra indo a joalherias tradicionais e com boa reputação no mercado.

3) Como devo guardar as pérolas?
As pérolas devem ter um tratamento especial por serem muito frágeis. Por isso, nada de deixá-las junto a outras jóias, pois podem riscar. Nem pense em saquinhos plásticos, o ideal é enrolá-la em um pano macio, num saquinho de veludo ou feltro ou colocá-la numa caixa bem revestida.

4) E as outras jóias, podem ser guardadas em uma caixa de jóias?
Sim, com cuidado, e desde que não haja diamantes por perto. Por ser muito duro, o diamante pode acabar riscando as outras peças.

5) De que tipo de manutenção as jóias necessitam?
É recomendado levar as pedras a um profissional de seis em seis meses, para que ele dê um polimento. Ocasionalmente, elas devem ser levadas para um ourives de confiança para ver se as garras da peça estão firmes e não foram desgastadas. Uma dica para o colar de pérolas: para manter aquele ar de peça nova, é recomendado trocar o fio a cada 18 meses.

6) Os perfumes e cosméticos podem danificar a jóia?
Sim. Portanto, só coloque as jóias por último, depois de perfumada e maquiada. Um alerta: perfumes, cremes e cosméticos podem tirar o brilho da peça e até mudar sua cor.

7) Posso lavar as mãos se estiver de anel?
Não. Do mesmo jeito que os perfumes podem danificar a peça, o sabonete também pode desgastá-la. Portanto, o ideal é tirar o anel ao lavar as mãos. Para você não cometer o pecado de esquecer sua jóia na bancada do banheiro. Aqui vai a dica: lave as mãos com o anel entre os dentes, para não correr nenhum risco. Cuidado para não engolir!

8) Posso limpar os diamantes em casa?
A propósito, limpar um diamante é tarefa caseira e bastante fácil. As pedras podem ser limpas com água quente misturada com detergente. Enquanto a peça descansa na mistura, ela deve ser escovada gentilmente com uma escova de dente bem macia.

9) Pode-se usar sabão de coco ou outro produto na limpeza?
Sim, mas cuidado. Pode-se limpar com uma escova e sabão de coco, e, depois fazer o polimento com uma flanela. Ou então deixar o brilhante numa solução com água fervida e Ajax.

10) É verdade que a vodka também limpa os diamantes?
Sim, olhe que interessante: a forma mais criativa, sofisticada e eficaz de limpar os preciosos diamantes é na “vodka on the rocks”. Simplesmente deixe os diamantes mergulhados em um copo de vodka. Ah, mas não esqueça de não beber!

 

Pesquisa

Dicas Rápidas

Para facilitar a tarefa de passar a linha no buraco da agulha, experimente esse truque: borrife spray de cabelo na pontinha da linha. Ela ficará “durinha” e atravessará o orifício sem maiores dificuldades.

Visitantes

Nós temos 28 visitantes online

Enquete

O que você acha do atraso da noiva no próprio casamento ?