Get Adobe Flash player

Dicas para uma Páscoa saudável

A Sexta-Feira Santa e o Domingo de Páscoa já estão chegando. Portanto, é bom ficarmos de olho nos pratos que serão servidos, já que nessa época existe a tradição do bacalhau e dos tão cobiçados ovos de Páscoa. Para os profissionais especializados em nutrição, é fundamental iniciar a refeição com um prato de salada verde e legumes cozidos. Para temperar utilizar um mix de óleos (veja receita abaixo) evitando os temperos prontos por possuírem um alto valor calórico e uma concentração significante de gordura. Seguindo a tradição do peixe na Sexta-Feira Santa, o bacalhau é bem-vindo por todo o seu potencial nutritivo. Rico em vitamina B1, vitamina D, sódio, magnésio, proteínas e ácido graxo ômega-3 e ômega-6 que são grandes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e é um prato muito saudável. Lembrando que a quantidade de carboidratos das guarnições como o arroz e as batatas deve estar em equilíbrio.

Além do bacalhau, outros peixes que podem deixar o cardápio muito mais saudável são: salmão, pescada, atum e linguado. As carnes vermelhas magras como filé mignon, lagarto, coxão-mole e patinho, e carnes brancas como peito de frango sem a pele, também são ótimas opções para o Sábado de Aleluia. Para o acompanhamento é indicado evitar as massas com molhos ricos em gorduras, como quatro queijos e molho branco. Dê preferência para as massas com molho de tomate caseiro.

Na hora da sobremesa opte por frutas in natura ou doces de frutas, que além de serem menos calóricos são nutritivos e ricos em fibras. Porém, se a vontade de comer chocolate for irresistível, prefira os ovos de páscoa na versão meio amargo ou com uma maior concentração de cacau, já que os outros tipos de chocolates como ao leite, branco, trufado, entre outros, são preparados com muito açúcar e gorduras e quando consumidos em excesso podem trazer prejuízos à saúde.

Segundo os especialistas, muitos desses produtos possuem recheios ricos em gorduras trans que podem elevar os teores do colesterol (LDL Colesterol), e reduzir os níveis de colesterol bom (HDL Colesterol) no sangue. Se consumidos em excesso, os chocolates podem trazer problemas futuros como o aumento do peso e das taxas de colesterol e triglicérides no organismo.

Receita: mix de óleo
1 colher ( sobremesa) óleo de linhaça
1 colher (sobremesa) azeita extravirgem
1 ramo de alecrim ou manjericão
1 colher (café) de orégano 

Portanto, sabor e equilíbrio podem resultar numa semana santa sem exageros e uma Páscoa prá lá de agradável!

Fonte: site vya estelar
 

 

Pesquisa

Dicas Rápidas

Quando sentir aquela vontade irresistível de atacar a geladeira, beba calmamente uma xícara de água morna com uma colher (de chá) de mel e algumas gotas de limão.

Visitantes

Nós temos 30 visitantes online

Enquete

O que você acha do atraso da noiva no próprio casamento ?