Get Adobe Flash player

ACERTE NO TRAJE

No rastro de mil e uma festas que estão acontecendo e ainda irão acontecer, as pessoas sentem-se muitas vezes “perdidas” em relação ao que usar em determinados eventos.

Em primeiro lugar é bom que todos saibam que um convite, quando é direcionado às pessoas, deve conter todas as informações necessárias para que o convidado tenha a real visão do evento: data, hora, local, motivo, e... o traje!

Sim, porque essa dúvida gera a maior insegurança quando não está claro no convite o tipo de roupa exigido para a ocasião.

Em segundo lugar, a recíproca é verdadeira: também é preciso saber interpretar corretamente os dizeres de um convite. Sem dúvida, evita constrangimentos como, por exemplo, comparecer à festa vestindo “smoking”, quando o traje pedido é o passeio completo. Mal, não?

Mas, nem por isso, é necessário ficar apavorado! Algumas dicas, e pronto! Você já estará preparado para freqüentar lugares com o devido traquejo que em muitos momentos, faz toda a diferença para o seu sucesso!

Traje Esporte - não resta dúvida que a informalidade dá o tom, mas também não é para exagerar. Para os homens, não é necessário gravata, mas dependendo do caso, dispense o velho jeans e vá de calça de sarja, um blazer e camisa. Esqueça também o tênis e dê preferência para um mocassim ou os atualíssimos sapatênis.

Para as mulheres, significa tecidos de fibras naturais, algodão e linho, por exemplo, ou outro sem brilhos. Para as que preferem, os sapatos podem ser sem salto, sem prejuízo para a elegância, e as calças estão liberadas. Porém nada impede que o pretinho básico com acessórios rústicos, descolados ou lenços estampados e cintos estilosos, faça bonito nessa hora. O importante sempre é usar o bom senso.

Traje Passeio – é indicado para ocasiões à luz do dia, o que antigamente dizíamos “tênue de ville”. Sugere trajes informais e, por favor, esqueçam o famoso “esporte fino”! Definitivamente, ele não existe!

Para os homens, uma calça social com blazer, camisa social em padrões menos clássicos (listras finas, xadrezes que são a estrela da temporada) e pode-se até arriscar uma gravata numa versão despojada. Enquanto que para as mulheres, um visual mais caprichado vai muito bem. Escolha vestidos (longos e estampados com salto alto nãããão!) nos joelhos, pois é a moda e pantalonas, conjuntos e taileur. Lembre-se que saltos e bolsas médias combinam com esse tipo de traje!

Traje Passeio Completo – Homens, atenção! Terno ou costume escuro, camisa social branca ou tons claros e gravata de estampas discretas. Mulheres, a hora é agora! Roupas de tecidos nobres, com brilho (cetim é tendência forte), bordados e acessórios poderosos. Não se esqueça que menos é mais, ok?

Black tie ou Rigor – Como diz o nome, smoking para os homens e não tem como errar! Gravata borboleta completa o traje. Mas, para as mulheres é necessário que se esclareça: não é obrigatório o uso de vestido longo. Caso queira, os curtos mais glamurosos com bordados, brilhos, decotes, fendas, transparências são opções corretas nestas ocasiões. Há de se dizer que “habillée” é o mesmo que rigor ou black tie.

Gala – usados somente em raras situações, os homens devem apresentar-se de casaca, aquele paletó preto com cauda bi partida, gravata borboleta branca e camisa de colarinho alto com as pontas viradas. As mulheres não devem nunca usar duas peças (saia e blusa), vestidos abaixo do tornozelo e muitas jóias.

E agora? Ficou mais fácil?

Claro que não é um bicho-de-sete-cabeças!

A moda atual está muito flexível. Use e abuse de peças básicas de bom corte e modelagem perfeita. Faça aquisições que lhe permitam fazer produções que se encaixam em várias situações. Avalie a relação custo-benefício e boa sorte!

O importante é saber o que lhe cai melhor, e arrase com segurança e desenvoltura por onde quer que ande...

 

Pesquisa

Dicas Rápidas

O bom humor aproxima as pessoas. Sabe o que isso quer dizer no contexto de sua vida pessoal e profissional?"

Visitantes

Nós temos 73 visitantes online

Enquete

O que você acha do atraso da noiva no próprio casamento ?