Get Adobe Flash player

Saber portar-se no ambiente de trabalho é o caminho certo para crescer na carreira.

Tudo bem que a Etiqueta e as Boas Maneiras devem ser aplicadas em todos os lugares e situações. Mas vamos combinar que o ambiente de trabalho requer muito cuidado ao que se refere ao bom comportamento. Sabemos que uma simples saia-justa pode nos custar a tão sonhada promoção. Isso sem contar nas muitas dúvidas que surgem com os relacionamentos profissionais. Quem é que fica totalmente seguro durante uma conversa com o chefe? Como afinal, devo me comportar? Saber portar-se na empresa pode influenciar (e muito!) a evolução da sua carreira. Descubra como usar a etiqueta a favor do seu currículo e do seu sucesso profissional.

Saiba se apresentar às pessoas: lembre-se: os mais jovens são apresentados aos mais velhos; os homens, às mulheres; e os mais baixos na hierarquia, aos mais altos. Por exemplo, o gerente é apresentado ao presidente da empresa - nunca o inverso. Quando for apresentar alguém, fale nome, sobrenome e cargo. Outra boa lição é cumprimentar sempre com firmeza. Nada de estender aquela mão mole e frouxa! Entre homens e mulheres, a iniciativa para o aperto de mão vem sempre do lado feminino. Beijo no rosto é melhor evitar, a não ser que a relação seja de muita intimidade.

Sempre arrume a sua mesa: sua mesa revela muito sobre você! Deixar papéis espalhados, portanto, pode dar a impressão de desleixo. Mantenha sua mesa sempre organizada e evite penduricalhos, que carregam o ambiente. Prefira fotos da família e plantas para dar aconchego.

Participe nas reuniões: é claro que você deve aguardar sua vez para se pronunciar numa reunião. Mas não entre muda e saia calada! Peça licença, cumprimente os presentes e fale claramente. Seja breve para não cansar e organize o pensamento antes de defender uma opinião.

Tome cuidado na hora de conversar:
• A tentação pode até ser grande, mas falar mal das pessoas não compensa. O melhor é ficar bem caladinha.
• Evite comentar tragédias e problemas pessoais. Afinal, você não quer virar a chata da turma.
• Nunca boceje enquanto estiver conversando com alguém.
• Falar só de negócios é chato. Varie os assuntos lendo jornais e revistas.
• Piadinhas demais não são nada agradáveis - nem mesmo por e-mail.
• Nunca faça comentários preconceituosos.

Mais Artigos...

 

Pesquisa

Dicas Rápidas

Procure fazer de sua ida às compras uma tarefa agradável e interessante. Mas vá sozinha. Com as crianças, você terá a atenção desviada e será convencida a comprar mais do que pretendia.

Visitantes

Nós temos 9 visitantes online

Enquete

O que você acha do atraso da noiva no próprio casamento ?