Get Adobe Flash player

O traje do noivo

O traje do noivo no casamento é tão importante quanto o da noiva. Uma escolha equivocada ou de gosto duvidoso pode comprometer a harmonia no visual do casal num dia que os noivos devem estar em perfeita sintonia.

Para a escolha do traje ideal o noivo deve observar alguns itens:

O estilo do casamento que pode ser informal, formal ou ultra formal

O horário - manhã, tarde ou noite

O seu tipo físico – gordinho, magro, baixinho ou alto

O traje da noiva – É importante que o tipo de traje do noivo esteja de acordo com o vestido que ela escolheu.

Um terno de qualidade sempre faz bonito. Pela manhã, ele poderá optar por cores mais claras como cinza ou beges, embora o terno escuro possa ser usado em qualquer horário. À tarde, o terno cinza escuro ou azul marinho cai muito bem. À noite, fique com o grafite ou preto.

Usar um traje branco não é uma boa idéia. A não ser que o noivo seja militar e queira se casar usando o uniforme de gala. Melhor mesmo é optar por uma cor escura e deixar o branco para a noiva.

A camisa deve ser sempre mais clara que o terno e a gravata em tons mais escuros que a camisa.

Em casamentos ultra formais, a tradição recomenda que o noivo use fraque. Lembre-se que se este for o seu caso, o mais importante é que você se sinta bem com o que está vestindo, não adianta nada seguir a tradição e ficar parecendo um homem engessado no altar. Se o fraque não ficar bem em você, opte pelo meio-fraque.

Não escolha nada muito exótico e “rebuscado” só porque o dono da loja disse que "está na moda". Na dúvida, fique com o terno escuro feito sob medida.

Quanto a comprar ou alugar o traje, o noivo deve pensar o seguinte: um terno poderá ser usado em outra ocasião, mas o fraque ou meio-fraque dificilmente serão usados novamente.

O que é um fraque? Paletó mais curto na frente com pontas alongadas na parte de trás; calça riscada preta e cinza; camisa branca com colarinho rígido; colete cinza claro; gravata cinza-prateada, mais larga.

O que é um meio-fraque? Paletó preto de corte normal. Calça riscada preta e cinza. Colete e gravata tradicionais, cinza-prateados.

Casaca: Traje formal, curto na frente com colete, com longa cauda atrás, acompanhada de calça da mesma cor e mesmo tecido. O preto é mais tradicional. É indicada apenas para casamentos muito formais após as vinte e uma horas.

Prove a roupa completa dois ou três dias antes. Se não tiver o hábito de usar gravata, verifique com antecedência como colocá-la ou como dar o nó de maneira correta. A camisa deve estar com o colarinho confortável, porém ajustado. As gravatas de zíper... nem pensar!

O sapato deve ser novo e confortável, bem lustrado e adequado ao traje. Sapatos com solado de borracha não combinam com trajes formais, prefira os de pelica, de amarrar e com solado de couro.

Corte o cabelo com cinco dias de antecedência para que no dia o corte já esteja definido.

PARA NÃO ERRAR

Como combinar o sapato e o cinto

Use sapatos pretos com cinto preto e sapatos marrons com cinto marrom.

Sapatos e cintos pretos também combinam com roupas da cor azul-marinho e cinza.

Sapatos e cintos marrons também combinam com roupas de cor bege e areia.

Como combinar a meia com o sapato e a roupa

Se usar calça preta e sapatos pretos, use meias pretas.

Se usar calça azul-marinho e sapatos pretos, as meias podem ser nas cores azul escuro ou preta.

Com sapatos sociais marrons use meias nas cores bege ou marrom.

Casar de smoking e pedir para os padrinhos que se vistam da mesma forma é correto?

Não. O smoking é apropriado para festas de gala e recepções que pedem traje a rigor com uniformidade. O noivo não deve usá-lo e seus padrinhos e convidados também não.

Em um casamento formal, noivos e padrinhos podem usar fraque ou meio-fraque. Os convidados devem usar ternos ou costumes.

Qual a diferença entre terno e costume?

O terno é composto por calça, colete e paletó, enquanto o costume é composto apenas por calça e paletó. O uso do colete deixa o traje com um aspecto mais formal.

O que o noivo deve vestir na cerimônia do casamento civil?

Como o casamento civil é uma ocasião formal, usando um terno ou costume em cores como o preto ou azul escuro, com camisa branca e uma gravata discreta, você terá a certeza de estar bem vestido.

Como usar o cravo ou outra flor no paletó? Onde prendê-lo (a)?

Geralmente o paletó possui um pequeno orifício na lapela para esta finalidade e é nesta altura que deve ser presa a flor. Mas atenção: a flor deve ser presa ao paletó por um pequeno alfinete que virá junto com ela da floricultura e nunca deve ter seu cabo enfiado no orifício da lapela ou no bolso.

Se estiver usando um lenço no bolso do paletó, dispense a flor. Se estiver usando uma flor na lapela, dispense o lenço.

Se optar pelo lenço, ele deve combinar com a gravata, mas não deve ter a mesma estampa.

EVITE NO CASAMENTO E EM QUALQUER OCASIÃO

Gravatas de cores berrantes.

Gravatas exageradamente largas.

Gravatas que ultrapassam a fivela do cinto.

Gravata frouxa que irá deixá-lo com aparência de desleixado.

Relógio esportivo com terno.

Meias brancas com terno.

Meias curtas com terno. Faça o teste: Se um pedaço da sua perna ficar à mostra quando você sentar, escolha uma maior.

Fonte: site noivas on line

 

Pesquisa

Dicas Rápidas

Pesquisa da Universidade de Yale, nos EUA, acaba de contrariar o dito popular “mão fria, coração quente”. Os cientistas concluíram que quem tem as mãos quentes tende a ser mais generoso e a julgar positivamente as outras pessoas. Procure essas características segurando a mão da pessoa e faça a sua escolha!"

Visitantes

Nós temos 70 visitantes online

Enquete

O que você acha do atraso da noiva no próprio casamento ?