Get Adobe Flash player

Casamento com Etiqueta

Poucas celebrações são tão repletas de simbolismo e despertam tanta emoção em uma família como o casamento. E, apesar de todas as mudanças pelas quais a cerimônia passou ao longo dos tempos, o que toda noiva quer é viver um verdadeiro dia de princesa. Entretanto, para não correr o rico de ver o conto de fadas se tornar um pesadelo, é preciso seguir alguns protocolos que fazem parte desse evento e podem ser traduzidos em uma palavra: Etiqueta.

Para muitos pode parecer frescura, mas os especialistas em casamento alertam: a etiqueta pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso da cerimônia. A seguir, algumas delas:

Avós merecem atenção
Nenhuma agenda é tão cheia de compromissos que justifique não entregar o convite pessoalmente aos avós. A menos que vivam no estrangeiro, é de bom-tom que o convite seja entregue em mãos. Além disso, deve ser reservado um lugar especial na igreja para os avós, preferencialmente no primeiro banco.
É aconselhável, também, reservar-lhes lugar na festa.

Padrinhos
Cuidado com o número de padrinhos que vai escolher. Observe o espaço disponível para eles no altar, pois exagerar nos convites pode deixá-lo extremamente confuso e apertado. Uma sugestão e contar com cinco casais de cada lado, além dos pais. Entregar os convites aos padrinhos pessoalmente, é de muito bom tom. Se preferir, você pode entregar junto com ele, uma pequena lembrança personalizada. Se o tempo for escasso, convide-os para um jantar e aproveite para fazer o convite nesta ocasião.

Convites
O tempo ideal para entregar convites é de dois meses a 40 dias de antecedência. Quando o convidado mora fora do país é recomendável enviar um cartão “save the date” três meses antes da entrega dos convites, para que ele possa reservar a data.

Lista de presentes
O ideal é não enviar o convite com o endereço das lojas onde você deixou a lista de presentes. Cabe a cada convidado telefonar para a casa dos noivos ou para o RSVP caso o número esteja no convite, e informar-se sobre a lista.

Participações
Quando nem todas as pessoas são convidadas para a festa, alguns cuidados importantes devem ser tomados. No convite vão somente as informações gerais da cerimônia religiosa, destinadas a todos os convidados. Os detalhes da festa são impressos em outro convite, com envelope que é entregue junto com o da cerimônia religiosa. Neste caso o convite deve ser apresentado na entrada da festa. Sempre que possível, entretanto, é aconselhável que os noivos optem por convidar todos para a cerimônia religiosa e para a recepção. Por mais que encontrem dificuldades para oferecer recepção a todos, esta atitude pode custar incompreensões e desavenças.

Ritos da cerimônia
Cada religião tem seu próprio ritual, repleto de simbolismos e tradições. O primeiro passo para ter sucesso durante a cerimônia religiosa é conhecer e respeitar os rituais e prepará-los com cuidado e dedicação. É essencial escolher as leituras, as músicas, definir quem irá realizar as leituras, se haverá comunhão para os noivos, etc. Para que tudo corra bem, marque uma conversa com o padre com alguma antecedência e promova pelo menos um ensaio com os participantes. Lembre-se que, ao entrar em qualquer igreja, você está em contato com um espaço sagrado, e é ali que será celebrado o enlace espiritual.

Fonte : Istoé Gente

 

Pesquisa

Dicas Rápidas

Cuide da sua saúde bucal com carinho. Carregue sempre seu kit contendo escova, creme dental, fio dental e enxaguatório. No trabalho esse hábito pode fazer a sua diferença!"

Visitantes

Nós temos 68 visitantes online

Enquete

O que você acha do atraso da noiva no próprio casamento ?