Get Adobe Flash player

ACE – 78 anos de Fundação

“Aos 10 de agosto de 1930, reuninido grande número de comerciantes e industriais desta praça, na sede da Sociedade Italiana, às 15:00 horas, foi aclamado o Sr. Vicente Lanzieri, para presidir a reunião e o Sr. José Puzzo para secretário, que tomaram assento à mesa, ladeados pelos srs. da Comissão Promotora. Aberta a sessão pelo Sr. Presidente, este explicou aos presentes ter a presente reunião por fim a fundação e manutenção de uma associação de Classe, de que se ressente o nosso comércio. Estava fundada a Associação Comercial de Catanduva.”

Agosto de 2008 a Associação Comercial e Empresarial de Catanduva (ACE) completa 78 anos de Fundação, 78 anos de lutas, conquistas e desenvolvimento; um trabalho árduo que está intimamente ligado ao crescimento de nossa cidade. Para comemorar a data, o Empresário e Presidente da ACE, Germano Braga Bianchini juntamente com sua Diretoria promoveu no dia 22 de agosto um jantar, no Clube de Tênis de Catanduva, onde aproximadamente 500 pessoas, na sua maioria de associados da ACE, puderam reviver um pouco da historia da ACE, reencontrar amigos, trocar idéias e homenagear um empresário pioneiro da década de 1960 – Sr. Elyseu Mardegan – Presidente da ACE no ano de 1963.

Sr. Elyseu Mardegan nasceu no dia 25 de maio de 1929, na cidade de Mirassol (S.P.). Mudou para Bragança Paulista, retornou a Mirassol, chegando a Catanduva no ano de 1950, uma cidade próspera, que contava na época com pouco mais de 50.000 habitantes.

Aqui inaugurou uma filial da empresa Mardegan & Cia, na Rua Sete de Setembro 62. Em Catanduva conheceu Maria Ignez Arruda, com quem se casou em 1954 e tiveram 04 filhos – Silvia Helena, Carmem Silvia, Elyseu Júnior e Vera Lúcia.

Voltado para o “atacado”, a Casa Mardegan, como era conhecida, lançou um conceito novo de Super Varejo, que oferecia além de gêneros alimentícios, frutas das melhores qualidades vindas semanalmente da Capital. Na época predominavam as vendas de secos e molhados, as mercearias, e as pequenas quitandas e a Casa Mardegan, concorria no ramo de atacado com a Casa Matos, Gonçalves Sé e Casa Dias Martins.

Em 1962, inaugura o Supermercado Serv-Lev que funcionava na Galeria De Franchi e as Lojas IT Eletrodemésticos. A idéia era reunir num único local a oportunidade de compras de produtos alimentícios, frutas e legumes, produtos de limpeza, uso pessoal, perfumaria e de quebra, eletrodomésticos que poderiam ser adquiridos a prazo.

Entre 1967 e 1970 as lojas e o supermercado deixaram de funcionar, sendo negociados com a Rede Pão de Açúcar.

Elyseu Mardegan durante o período que residiu em Catanduva integrou-se à comunidade participando ativamente de inúmeras atividades sociais. Colaborou com a construção do Santuário Nossa Senhora Aparecida, presidiu o Clube de Tênis de Catanduva, o Rotary Club de Catanduva e juntamente com o amigo Giordano Mestriner lideraram a Comissão que convenceu o Presidente da FCESP, José Papa Júnior a construir a Unidade do SESC Catanduva.

Durante os mais de 12 anos que residiu em Catanduva, Elyseu Mardegan construiu um patrimônio de amizades inestimável, principalmente na lembrança daqueles que puderam partilhar da sua obstinação, dinamismo e humildade.

Parabéns a ACE em trazer para nós Catanduvenses um pouco de sua historia, que também é um pouco da historia de Catanduva. Parabéns Sr. Elyseu Mardegan pelo seu espírito empreendedor, pela sua ousadia e dinamismo.

Comportamento Comportamento Comportamento Comportamento Comportamento Comportamento Comportamento Comportamento Comportamento Comportamento Comportamento Comportamento Comportamento Comportamento Comportamento Comportamento

 

Pesquisa

Dicas Rápidas

Assim como escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira aberta, ensaboar a louça com água limpa escorrendo na pia é puro desperdício.

Visitantes

Nós temos 40 visitantes online

Enquete

O que você acha do atraso da noiva no próprio casamento ?